segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Justificativa

O projeto Arte na Escola juntamente com o curso de licenciatura em Arte-Educação - Visuais e Música vem constituindo e fomentando um espaço de formação continuada para os professores de Arte da região serrana. Destacando o fato de estarmos vivendo em 2010 uma paisagem ainda repleta de múltiplos desafios e contradições, é preciso promover ações para conhecer melhor os problemas vinculados ao ensino da arte em nossa realidade e contemporaneidade. Com a construção e a disseminação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) e de outros documentos como a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), e a Proposta Curricular Municipal de Lages (2006) muitas são as incertezas quanto a sua operacionalização nas escolas.
Este fato atrela-se à constatação de que muitos dos profissionais desta área circulam anualmente entre os sistemas educacionais – municipal estadual e particular, sem a real concepção e pressupostos que fundamentam tais documentos curriculares, implicando diretamente no processo de ensino e aprendizagem e na carência de uma identidade serrana em torno da arte, como componente curricular na escola.
Com efeito, percebemos ser este um dos pontos que fragilizam o ensino de arte na região, uma vez que soma-se à este panorama uma série de equívocos históricos quanto ao conteúdo e concepções do ensino de arte. Vale ressaltar que os documentos curriculares podem constar de diferentes concepções filosóficas, pois partem de pressupostos que fundamentam ideias sobre os processos de ensino e aprendizagem, sujeito, sociedade e escola.
Estes conflitos ganham maior expressividade quando diante dos indicativos numéricos representados entre o total de escolas Municipais (32) e Estaduais (46), e profissionais da área: municipal (36) e estadual (91); totalizando 78 escolas e 127 professores de arte envolvidos no processo. Se aspirássemos ampliar o computo ao número de alunos envolvidos neste processo, que chegam ao fim da Educação Básica, sem gostar, conhecer e apreciar arte; as inquietações referentes à concepção e pressupostos curriculares tomariam ampliada dimensão.
Neste sentido sentimos a necessidade de promover um Seminário Regional de Arte, abordando aspectos referentes à continuidade de formação, reflexão das práticas, relatos de experiência das ações docentes, e construção contínua de um documento curricular que reflita o nosso tempo e nossa identidade, com foco na re-avaliação curricular de arte na Educação Básica serrana.
 
 
Objetivos: Promover um espaço de reflexão sobre os documentos curriculares de arte, com olhar voltado à construção de uma proposta de currículo que contemple a identidade serrana e esteja em consonância com as práticas educativas contemporâneas, em Artes Visuais e Música.

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