sexta-feira, 29 de outubro de 2010

23 e 24/11/2010

19:00 às 22:00
Mini-Cursos
Local: Salas de Aula

Serão oferecido seis mini cursos, totalizando a duração de 8 (oito) horas à cada mini-curso, privilegiando diversas áreas do conhecimento artístico e oportunizando o compartilhamento de vivências, experiências e reflexões. Serão realizado nas salas de aula sob o aparato de equipe técnica e estudantes voluntários.

MINISTRANTES NA ÁREA DE ARTES VISUAIS

1) Sandra Conceição Nunes 


Mestre pelo PPG Artes Visuais/UDESC 2010 - Linha de pesquisa: Ensino de Arte.
Professora de Arte na Rede Municipal de Florianópolis.- Escola Básica Municipal Osvaldo Machado.
Experiência na área de Artes, com ênfase em ENSINO ARTE na Educação Infantil.
Projeto de pesquisa: participou do TRANSARTE e estuda as Inter-relações entre as linguagens no ensino de Arte, refletindo propostas de ensino que propiciem uma transformação nos modos de perceber e compreender as linguagens artísticas, inter-relacionando-as.

Proposta de Mini-curso:
“Inter-relações entre linguagens no ensino de Arte “ 

Propõe a partir da formação do cursista articular as linguagens artísticas (Música, Artes Visuais e Teatro) no ensino de Arte, por meio de conceitos, fenômenos semelhantes ou específicos entre as linguagens, tendo como base alguns pressupostos da Semiotica Discursiva. (Referência ao projeto pesquisa TRANSARTE)
Primeiro momento: abordagem teórica e metodológica.
Segundo momento: elaboração de propostas para inter-relacionar as linguagens em atividades práticas à sala de  aula. Solicita a participação de professores de áreas diferenciadas.


2) Giovana Bianca Darolt  Hillessheim 


Especialista em Educação: Leitura, Letramento e Literatura pela Fundação Educacional Hansa Hamônia/FURB.
Experiência em capacitação continuada aos professores de Artes da 14ª GERED – rede estadual e Séries Iniciais e Educação Infantil da rede municipal.Participação na UNDIME/SC e professora rede Municipal de Witmarsum.
Projeto de pesquisa: Processos de criação visual em sala de aula, unindo a produção artística reconhecida ao repertório de imagens cotidianas do aluno de Educação Básica.

Proposta de Mini-curso:
Processos de criação visual em sala de aula.

Objetivos: Sugerir novas abordagens metodológicas que unam a produção artística reconhecida ao
repertório de imagens cotidianas do aluno de Educação Básica. ( Serão desenvolvidas e discutidas duas
propostas de trabalho: uma para o Ensino Médio a partir das obras de Chagall e outra para as Séries Iniciais
a partir do trabalho da família Dumont).


3) Clara Fernandes- Artista Plástica /Florianópolis


Clara Fernandes, natural de São Paulo, vive e trabalha em Florianópolis/SC desde 1983. Estudou na Faculdade de Psicologia da PUCSP e na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Ultimas Mostras: Badesc/ MASC/Teatro Álvaro de Carvalho /Museu Histórico Palácio Cruz e Sousa/ Florianopolis. Casa das Caldeiras – Tempo Forte. São Paulo, Antonina Paraná.

Projeto de pesquisa: técnicas da escultura pesquisando fundições, dobraduras, pátinas e dimensões, sobretudo com metais nobres: ouro, prata, bronze e outros como alumínio e ferro. Intervenções urbanas.

Proposta de Mini-curso:
“LUME: um exercício do olhar” 

A oficina LUME, um exercício do olhar, pretende sensibilizar artistas e estudantes de arte e o público em geral para novas possibilidades de interpretação e sentido, despindo-nos da objetividade cotidiana e abrindo um tempo especial para que possamos notar novas possibilidades no espaço.

MINISTRANTES NA ÁREA DE MÚSICA


1) Professor Andrey Garcia Batista (UNIPLAC)

Mestre em Música -UDESC, na linha de pesquisa de Musicologia/Etnomusicologia. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Musicologia, atuando nos temas: Musicologia Histórica, história da música, história da música em Santa Catarina, história da música popular. Também atua como músico instrumentista (pianista, tecladista e sintesista/programador), arranjador, gravações em estúdio de discos e de trilhas sonoras, trabalhando com síntese sonora e música eletrônica. Possui experiência também como regente, preparador de cantores e cantor coralista.

Proposta de Mini-curso:
“Tópicos Sobre Teoria e Percepção Musical: aspectos didáticos, musicais e metodológicos sob uma abordagem prática” 

Conteúdo:
1) Duração - relação ritmo/corpo: aspectos didáticos, notação rítmica: técnicas de leitura e escrita, ditado rítmico, prosódia, agógica.
2) Altura- aspectos acerca da notação melódica/harmônica, técnicas de leitura relativa: leitura em diferentes claves, questões sobre afinação, percepção melódica, relações entre audição e fonação.
3) Intensidade - Questões sobre Dinâmica.


2) Professor Mestrando Darlan Carlos Dias (FURB)


Mestrando no curso de Pós-Graduação em Educação pela FURB - Universidade Regional de Blumenau na linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Graduado em Artes - Licenciatura em Música na FURB - Universidade Regional de Blumenau. Atua como professor de Artes e de Música nas cidades de Blumenau e Gaspar, nas escolas das redes públicas e particulares, em nível de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Desenvolve também atividades como músico, sonoplasta e técnico de som. 

Proposta de Mini-curso:
Educação Musical no Ensino Infantil e Séries Iniciais.


Conteúdo:
– O repertório musical em sala de aula: abordagem acerca dos cuidados para com o repertório musical, a música como recurso didático, a apreciação musical e outras possibilidades.
– Práticas lúdicas educacionais em música: trabalhando a percepção musical a partir dos jogos e brincadeiras.
– Experiências em sala de aula: cuidados com o ensino da música, a psicomotricidade e o respeito ao desenvolvimento infantil. 


3) Regina Finck  (UDESC)

Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2009). Atualmente é professora do Departamento de Música do Centro de Artes -UDESC.
Integra o Grupo de Pesquisa Música e Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação musical, coros infantis, corais, flauta doce, formação continuada de professores e, mais recentemente, educação especial.

Proposta de Mini-curso: Música na Educação Especial

Nenhum comentário: